Verdade ou Mito| Todos os produtos “naturais” para perder peso funcionam e não fazem mal porque são naturais

Mito

Os produtos que são comercializados alegadamente para promover a perda de peso não foram sujeitos, na sua maioria, a estudos credíveis de eficácia e segurança.
É necessário conduzir estudos com muitas pessoas que se encontrem em situações semelhantes para compreender melhor se os produtos para perda de peso são eficazes, em que quantidade, e se são seguros, isto é, se não causam efeitos adversos para a saúde.
Alguns destes produtos, mesmo sendo “naturais” podem apresentar risco para a saúde em determinadas quantidades, por exemplo por interferirem com o efeito de medicamentos.
Além disto, muitos destes produtos conduzem a perda de peso através da perda de líquidos, o que pode levar a situações de desidratação. Estes líquidos serão desejavelmente repostos e o peso volta ao que estava.
Algumas substâncias, nomeadamente o CLA, parecem ter algum potencial na diminuição da percentagem de gordura e/ou do peso corporal, embora com efeitos pouco significativos e limitados no tempo. No entanto, de uma forma geral não há evidência suficiente para que os profissionais de saúde recomendem este tipo de produtos.

A fibra (konjac, por exemplo), principalmente a solúvel, é segura e pode ajudar na perda de peso e na melhoria de outros fatores de risco, através de mecanismos de ação conhecidos e evidenciados.
Muitas vezes o que acontece é que as pessoas, estando a investir num produto para perda de peso, alteram simultaneamente alguns hábitos alimentares, o que resulta na redução de peso ou de gordura corporal.

Comentários

Enviar um comentário