Foi publicada no passado dia 29 de dezembro a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). Este documento agrega um conjunto de propostas de intervenção, fruto de um grupo de trabalho liderado pela Direção-Geral da Saúde e que envolveu os Ministérios das Finanças, Administração Interna, Educação, Saúde, Economia, Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e Mar. A Estratégia teve por base documentos estratégicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comissão Europeia (CE) e ainda os dados mais recentes provenientes do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física e de outros estudos recentes na área. Reflete ainda contributos da Indústria Alimentar, OMS, FAO, Ordens Profissionais e Associações Profissionais entre outras entidades.
A ESTRATÉGIA FAZ PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO E PROPÕE METAS EM 4 ÁREAS DISTINTAS:
Eixo 1: Modificar o meio ambiente onde as pessoas escolhem e compram alimentos através da modificação da disponibilidade de alimentos em certos espaços físicos e promoção da reformulação de determinadas categorias de alimentos.
Eixo 2: Melhorar a qualidade e acessibilidade da informação disponível ao consumidor, de modo a informar e capacitar os cidadãos para escolhas alimentares saudáveis.
Eixo 3: Promover e desenvolver a literacia e autonomia para o exercício de escolhas saudáveis pelo consumidor.
Eixo 4: Promover a inovação e o empreendedorismo direcionado à área da promoção da alimentação saudável.
Fonte: Nutrimento
Comentários
Enviar um comentário