Alimento | Cabrito


O blog Nutrimento da DGS iniciou uma série de artigos dedicados a espécies autóctones. A primeira a ser abordada foi o cabrito. Este é um alimento típico da época da Páscoa e tradicionalmente consumido assado. "Existem diferentes raças autóctones de cabrito em Portugal. O Cabrito Transmontano DOP*, o Cabrito Charnequeiro, o Cabrito da Beira IGP**, o Cabrito da Gralheira IGP, o Cabrito das Terras Altas do Minho IGP, o Cabrito de Barroso IGP e o Cabrito do Alentejo IGP.

A carne de cabrito é uma carne vermelha, à semelhança das carnes de porco e de vaca, contudo, do pondo de vista nutricional, apresenta um menor valor energético e um menor teor de lípidos (incluindo ácidos gordos saturados e colesterol) comparativamente às restantes carnes do grupo.

Quando comparados os valores nutricionais com os valores das carnes brancas, o cabrito apresenta uma densidade energética e teor lipídico (incluindo ácidos gordos saturados) semelhantes aos da carne de coelho. 

Para reduzir a quantidade de gordura do cabrito assado procure retirar sempre a gordura visível da carne antes da confeção. Procure fazer uma marinada na véspera para que a carne obtenha um sabor mais apurado utilizando vinho, cebola, alho, ervas aromáticas e especiarias a gosto. No próprio dia coloque a carne na assadeira e regue com um fio de azeite e com a marinada preparada."

Artigo original completo aqui.

*DOP - Denominação de Origem Protegida
**IGP - Indicação Geográfica Protegida

Comentários