O projeto Selo Pão com “Menos sal, mesmo sabor” surge no âmbito do protocolo estabelecido entre a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e as Associações dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares, com vista a acordar um conjunto de medidas para reduzir o teor de sal no pão.
O consumo excessivo de sal pela população portuguesa é um dos maiores riscos de saúde pública. De acordo com dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física IAN-AF (2015/2016), a ingestão de sal acima do valor máximo recomendado (5g) verificou-se em 65,5% das mulheres e 85,9% dos homens. Em Portugal, o pão e seus subprodutos, pelo seu elevado consumo, correspondem a um dos principais alimentos a contribuir para a ingestão de sal dos portugueses.
No nosso país existe desde 2009 legislação que estabelece o limite máximo para o teor de sal no pão (1,4g de sal por 100g de pão). Recentemente, um protocolo de colaboração entre a DGS, INSA e as Associações dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares, estabeleceu novas metas para a redução progressiva de sal no pão, sendo a meta final um teor máximo de sal no pão de 1,0g por 100g de alimento, a atingir até 2021.
Adaptado de www.sns.gov.pt/pao-com-menos-sal/
Comentários
Enviar um comentário