Dicas para piqueniques (PNPAS)


" Se está a planear um piquenique, verifique se tem recipientes adequados
 Se o peso não é problema e consegue encontrar embalagens de vidro bem vedadas, prefira-as para transportar produtos quentes. 
 Se optar por embalagens de plástico, prefira as embalagens de Polietileno Tereftalato, ou PET.
 Prefira, sempre que possível, pratos frios. Ou então produtos feitos na noite anterior, como rissóis ou croquetes, que devem ser arrefecidos durante a noite e depois de bem acondicionados no frio durante a noite, transportados no dia seguinte. 
 Prepare os alimentos, de preferência, cozinhados no próprio dia. Na preparação lave as mãos e utensílios. 
 Fundamental, durante a viagem e preparação, separar frios de quentes. E arranjar malas térmicas de transporte para os alimentos frios com termoacumuladores suficientes para manter o frio.
 Importante também verificar se o carro que vais levar a comida fica protegido do sol e calor antes de iniciar a viagem.
 Quando chegar ao local verifique se existe um local fresco para colocar os alimentos, antes de servir. Prepare o local, coloque utensílios, etc. Só no final, retire os alimentos de maior risco do frio, e imediatamente antes de comer.
 Quem distribui os alimentos na mesa deve ter o cuidado de lavar antes as mãos. Mesmo quem coloca os talheres e pratos/copos.
 fruta lavada é um excelente alimento a incluir. É rica em água o que ajuda na hidratação e uma ótima sobremesa e lanche, fácil de transportar;
– Os hortícolas, cozinhados (sopas) ou crus, bem lavados, como saladas ou em palitos (cenoura, pepino, courgette,..) são opções práticas e saudáveis. 
 A presença de água é fundamental. Pode sempre aromatizá-la de forma natural, adicionando um pedaço de fruta (limão, laranja, lima..), hortícolas (pepino,..), especiarias (canela,..) ou ervas aromáticas (hortelã, manjericão,..) bem lavadas previamente;
 Evite bebidas alcoólicas, excessivamente açucaradas ou com cafeína;
 Por fim e antes de servir pessoas que não conhece, em particular crianças, pergunte se alguém tem alergia a algum alimento. 
 Aproveite este momento ao ar livre para praticar exercício físico em família como caminhadas, jogos, etc." 

Adaptado do blogue Nutrimento. Artigo original aqui.

Comentários